Atendimento via chat
Atendimento via chat

Educação Física e Pedagogia: Fagoc promove Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura



Na foto: Coordenadoras de Educação Física e de Pedagogia, Elizângela Fernandes Ferreira e Adriana Mollica, respectivamente. 

 

A Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura da Fagoc, Educação Física e Pedagogia, aconteceu entre os dias 21 a 23 de maio, no auditório Ary Barroso, campus da instituição. Na oportunidade, alunos, professores e demais convidados participaram de palestras, oficinas e minicursos.

 

Na abertura oficial (21/05), compuseram a mesa da solenidade o diretor geral da instituição, Marcelo Andrade, a coordenadora do curso de Educação Física, Elizângela Fernandes Ferreira, a coordenadora do curso de Pedagogia, Adriana Mollica, representando o corpo docente de Educação Física, a professora Áurea Gomes, representando o corpo discente, o aluno Pedro Igon de Melo Rufino, representando o corpo docente de Pedagogia, a professora Ana Amélia de Souza Pereira, o corpo discente, o aluno Matheus Gonçalves.


 

O Hino Nacional foi executado em flauta pelo professor Isac Haber. Após, o docente se juntou ao aluno de Pedagogia Diego Vieira para uma apresentação cultural da música Aquarela Do Brasil.


 

Duas palestras foram realizadas no primeiro dia do evento, sendo elas.

"História do Improvável’’ - Com o palestrante Geraldo Amintas. 
Eleito Educador do ano de 2013 pela Academia Brasileira de Educação. Homenageado pelo Governo de Minas Gerais com a Medalha da Inconfidência pelos serviços prestados a educação em Minas Gerais. Homenageado pela Faculdade Governador Ozanam Coelho com o título de professor “Honoris causa”. 11 anos consecutivos como professor premiado pela OBMEP. Professor destaque premiado pelo IMPA por ocasião no 10º aniversário da OBMEP.

 


“Terapia com cães e o aprendizado” - Milla Feital e a cadela Nala.
Milla Feital Montezzi - Psicóloga formada pelo CES/JF. Pós-Graduada em Neuropsicologia. Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescente pelo NEISME/J, Terapia Assistida por Cães pela TAC – SP e Terapia Assistida por Cães pelo INATAA – SP.


 

Após as palestras, foi realizado a apresentação de trabalho interdisciplinar dos alunos do primeiro período de Pedagogia. A galeria de fotos está disponível AQUI.

 

A partir do segundo dia da Semana Acadêmica de Licenciatura, os cursos tiveram atividades específicas e em locais diferentes. O curso de Educação Física promoveu minicursos na terça e quarta-feira, no Sesi. Já Pedagogia permaneceu com a programação no auditório.






 

O grupo de dança Oeste VII foi a primeira atração da noite no auditório. Os integrantes apresentaram uma coreografia intitulada “Molecagem”. Em seguida, o público presente acompanhou mais três atividades.

 

 

Palestra “Ações da 38º superintendência regional de ensino” - Samuel Gazolla.
Possui graduação e especialização em Geografia e Gestão do Território pela UFJF. É professor das redes públicas (estadual e municipal de Ubá). Foi professor do ensino superior. Entre 2009 e 2012 exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação de Ubá, coordenando 25 escolas municipais. Entre 2013 e 2016 foi vereador eleito e exerceu a presidência da Câmara Municipal de Ubá. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Superintendência Regional de Ensino (38º SRE), onde coordena 22 municípios e 71 escolas públicas estaduais na região de Ubá.

 

 

“A experiência em educação integral na Escola Estadual Senador Levindo Coelho” - Valdezita Paula Lopes Barbosa. 
Licenciada em Matemática pela UFV. Pós-graduada em Matemática pura e aplicada pela UFV. Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Professora da Rede Estadual de Educação de MG, lotada na Escola Estadual Senador Levindo Coelho. Diretora da Escola Estadual Senador Levindo Coelho desde 2011.


 

Oficina de Musicalização - Isac Haber.
Tradutor e Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa do Núcleo de Acessibilidade da Fagoc e da Escola Estadual Dr. Levindo Coelho, professor do curso de Pedagogia da Fagoc, professor de música do Colégio Anglo e da APAE de Ubá.

 



Na quarta-feira, último dia do evento, as atividades de Educação Física permaneceram no Sesi e as de Pedagogia no auditório.

“Foram três dias de muito aprendizado com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos e atividades relacionadas à atuação do Licenciado. A Efi Fagoc parabeniza a todos os alunos envolvidos e agradece imensamente aos professores e convidados que contribuíram para a concretização desta semana”.


Enquanto isso, os alunos do quinto período de Pedagogia Diego Vieira, Lara Rufato, Marcos Amorim, Nathalia Alves e Suellen Gamarano apresentaram a peça teatral “Galinha ao molho pardo, de Fernando Sabino”.


 

As palestras de encerramento foram:

“Múltiplos olhares da educação municipal de Ubá” - Nadia Regina Esteves Xubias.
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional.

 

“Os problemas sociais no universo escolar e os desafios da intervenção profissional" - Pedro Antônio Rodrigues Gazolla.
Bacharel em Serviço Social, Especialista na Gestão da Política Pública de Assistência Social e da Política Pública de Saúde com Ênfase em ESF e NASF. Atua como assistente social efetivo nas prefeituras municipais de Tocantins e Ubá e como tutor da UNOPAR – Curso de Serviço Social.


 


Após o encerramento, a coordenação de Pedagogia ofereceu aos alunos, professores e convidados salgadinhos, refrigerante e até bolo, com direito a vela e parabéns comemorando os três anos da abertura do curso. Já os alunos de Educação Física puderam degustar de uma mesa de frutas oferecida pela coordenação.

 



 

Galeria de fotos.